quinta-feira, 27 de setembro de 2007

28 de Setembro-Dia Latino-Caribenho pela Legalização do Aborto


Essa hipocrisia dá hemorragia.
Legalizar o aborto!!!

Dia 28 de setembro é um dia muito importante para a luta das mulheres da América Latina e do Caribe. É o Dia Latino-Americano e Caribenho pela legalização do aborto, luta que o movimento de mulheres trava há muito tempo, em defesa da autonomia das mulheres, seu direito a seu próprio corpo e sua vida.

Em muitos países, a luta pela legalização ganhou força. Recentemente, por exemplo, as mulheres foram vencedoras na Cidade do México e em Portugal, e o aborto lá agora é legalizado!

No Brasil, temos alguns avanços importantes nessa batalha. Um deles foi na II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que reafirmou o direito ao aborto em duas resoluções. Lá, aprovamos consensualmente a diretriz de que a legislação punitiva do aborto deve ser eliminada, e que o SUS (Sistema Único de Saúde) deve garantir assistência às mulheres que necessitem e optem por interromper uma gravidez.

Também aprovamos que o poder executivo deve encaminhar ao Congresso Nacional o projeto de lei com a proposta da comissão tripartite, que prevê a realização do aborto até a 12ª semana, por decisão das mulheres, e até 20 semanas se a gravidez for resultante de violência sexual.

Motivadas na luta pela legalização, mulheres da Marcha Mundial, em conjunto com outras organizações, formaram comitês em vários estados, e nesse dia 28 ocorrerão manifestações nos quatro cantos do país. A luta avança pelo Brasil, América Latina e Caribe!
Texto recebido de
MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES

PS.: Mande fotos e relatos das atividades para
: marchamulheres@sof.org.br

Nenhum comentário: